
Enquanto o governo brasileiro reage com firmeza à decisão de Donald Trump de impor uma tarifa de 10% sobre todos os produtos exportados pelo Brasil aos Estados Unidos, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), permanece em silêncio.
O anúncio das tarifas foi feito na tarde de terça-feira (2), gerando preocupação entre empresários e autoridades brasileiras.
Em nota conjunta, os ministérios das Relações Exteriores e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços classificaram a medida como uma violação dos compromissos dos EUA na Organização Mundial do Comércio. O governo destacou que, em 2024, os Estados Unidos tiveram um superávit comercial de 28,6 bilhões de dólares em relação ao Brasil, considerando bens e serviços — o terceiro maior superávit americano no mundo.

Mesmo com impactos diretos na economia paulista, Tarcísio optou por não se manifestar. O governador, que já demonstrou entusiasmo com Trump em outras ocasiões, como quando usou o boné da campanha “Make America Great Again” durante um evento em janeiro, evitou qualquer comentário sobre as tarifas anunciadas. Seu chefe Bolsonaro já disse que apoia Trump numa nota absolutamente imbecil.
O silêncio chama atenção diante da gravidade da medida, que afeta setores importantes da indústria e da agricultura brasileira. Ao priorizar a lealdade política a Trump e ao líder vira-lata, Tarcísio deixa sem resposta os prejuízos que a decisão pode gerar para o estado que governa.
Tarcísio de Fretias exibe orgulhosamente seu boné de Trump, como um autêntico patriota dos EUA 🇺🇸 É assim, patético! pic.twitter.com/WfYQatMKXd
— donib (@bigdonniz) January 21, 2025
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line