
O DCM obteve áudios do fundador do MBL, Renan Santos, comentando a repercussão do escândo do deputado e youtuber Arthur Moledo do Val, o MamãeFalei. Renan nega ter feito o “tour de blonde”, uma viagem que dá a entender que é turismo sexual na Suécia, e tece considerações sobre o impacto das mensagens de Arthur.
É um material feito para vazar, com uma defesa estudada do grupo, de Arthur e dele mesmo, Renan. Não tem gíria, o tom é sóbrio. Tudo é tão espontâneo quanto um porco dançando “O Lago dos Cisnes”.
Ele começa: “Oi pessoal, tudo bom? Não tenho palavras para descrever como eu estou me sentindo com essa história toda. A gente foi, cumpriu a missão mais incrível da nossa vida, nas nossas vidas, uma luta incrível. Vocês acompanharam de perto.
Para tudo isso ser arruinado com um áudio idiota. Eu não vi a hora que o Arthur fez o áudio. Nem me dei conta. Me toquei quando estava embarcando da Áustria para a Suíça. Perguntei ao Arthur onde ele tinha postado isso. Foi no MBL? E ele disse que não. Foi para um grupo de amigos e lá vazou. O áudio é ruim em muitas camadas. Ele é um líder político”.
Renan também fala sobre as acusações de turismo sexual: “Ele me colocou na história. Falando que eu sou um cara que faz uma turnê, um ‘tour de blonde’. Eu não tenho a menor ideia do que ele tá falando. Acho que ele tá exagerando porque eu fui na Suécia umas duas, três vezes, há 10 anos atrás”.
E o fundador do MBL fala dos críticos: “A gente deve satisfação aos fãs, aos seguidores e às pessoas que se sentiram ofendidas e a mais ninguém. Não devo satisfação aos meus inimigos porque eles querem meu fim independente do que eu faça”.
Ouça os três áudios na íntegra.
LEIA MAIS:
1 – Exclusivo: Ex-MBL acusa membros do movimento de agressão e furto de celular. Por Zambarda
2 – EXCLUSIVO: Blogueiro que rompeu com MBL e com o bolsonarismo conta em livro como funcionam as fake news
3 – Exclusivo: nos inscrevemos na “academia” do MBL, com curso de fake news, e contamos o fiasco. Por Zambarda
Os áudios de Mamãe Falei e a acusação de estupro de Renan Santos
Após viajar pela Ucrânia supostamente querendo ajudar na resistência contra a invasão russa, o deputado estadual paulista Arthur do Val (Podemos), conhecido como Mamãe Falei, enviou áudios em um grupo do Movimento Brasil Livre com uma série de comentários machistas sobre as refugiadas e dando a entender que o MBL faz turismo sexual.
“Ah, cara, detalhe: Elas olham. Vou te dizer, elas são fáceis porque elas são pobres. Aqui, cara, minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Funciona demais. Depois eu conto a história. Nossa velho! Não peguei ninguém, mas colei em duas minas, que a gente não tinha tempo.
Essas minas em São Paulo a gente dá bom dia e elas iriam cuspir na nossa cara. Aqui elas são super simpáticas e gente boa. É inacreditável”. O DCM foi o primeiro veículo a publicar os áudios do deputado youtuber, que vazou de grupos de WhatsApp envolvendo ex-MBL’s.
Além do caso recente, Renan Santos foi acusado por uma modelo por tentativa de estupro. O Diário do Centro do Mundo publicou uma reportagem sobre o caso em setembro de 2021.
O DCM teve acesso a cópia do boletim de ocorrência lavrado na 1ª Delegacia da Mulher, em São Paulo. Segundo esse registro, durante um passeio de carro, após um beijo, ele a teria atacado: tirou sua calça, puxou a calça e a calcinha, forçando a penetração que, segundo narrado no boletim de ocorrência, só não aconteceu integralmente pelo fato dela estar usando um absorvente íntimo.
O que termina primeiro?
— DCM ONLINE (@DCM_online) February 28, 2022