
O prefeito bolsonarista de Farroupilha (RS), Fabiano Feltrin (PL), vinha fazendo diversos ataques ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alegando supostamente não receber dinheiro emergencial em meio à catástrofe que assola o estado gaúcho.
O prefeito havia publicado um vídeo nas redes sociais na última quarta-feira (8), afirmando que “os recursos não estão chegando aos municípios” e cobrando ações emergenciais e emendas para a cidade. “O que a gente precisa é de dinheiro do governo federal”, disse o bolsonarista no vídeo. A lacração, no entanto, não deu certo e Feltrin tomou uma invertida.
Quem é Fabiano Feltrin?
Fabiano Feltrin, nascido em 3 de maio de 1969, é “artista, mentor e empresário”, como destaca em seu site. Sua atuação se estende por diversos setores, incluindo o imobiliário, eventos e lazer, com destaque para o Grupo Feltrin, que engloba marcas como Feltrin no ramo imobiliário, Lisa Eventos e Entretenimento, além da rede Bob’s na Serra Gaúcha.
Feltrin também é sócio responsável pelo primeiro Hard Rock Café do Rio Grande do Sul, inaugurado em Gramado em 2018, onde também realizou uma apresentação como Elvis Presley durante o evento de abertura.
Achei que era zoeira por causa do penteado, mas realmente o prefeito de Farroupilha faz cover de Elvis. pic.twitter.com/mIlUHy2f2P
— Maurício Ricardo (@MauricioRicardo) May 10, 2024
Também de acordo com o site do próprio bolsonarista, ele foi premiado como o melhor cover de Elvis Presley da América do Sul, em concurso realizado no 2º The Sailor Elvis Contest, em 2015.
🔴🔴🔴⚫️
PREFEITO MALANDRO AGULHA
FARROUPILHA/RS
Não é brincadeira, é ele mesmo !Este malandro, prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin criou uma discussão FAKE quando ao receber um telefonema de Paulo Pimento saiu aos gritos dizendo que a cidade não havia recebido ajuda do… pic.twitter.com/xulSXpTVWQ
— Roberto Bertholdo (@rbertholdo) May 10, 2024
Antes de ingressar na política, Feltrin ocupou cargos de destaque em instituições e eventos, incluindo a presidência da Abradif (Associação Brasileira dos Distribuidores Ford), Fenakiwi 2014 e Projeto Mão Amiga Farroupilha, bem como a direção da Expobento entre 1999 e 2001.
Em 2020, Feltrin conquistou a prefeitura de Farroupilha com 49,76% dos votos válidos, totalizando 20.240 votos. Anteriormente, em 2008, havia sido eleito vice-prefeito da cidade.
Em março deste ano, Feltrin trocou o PP pelo PL, em um evento que contou com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Feltrin já apareceu em diversas fotos ao lado do ex-chefe do Executivo, de quem é apoiador ferrenho. O bolsonarista chegou até mesmo a compartilhar uma mensagem de parabéns ao ex-capitão em suas redes sociais quando ele estava completando 69 anos.

O que aconteceu?
Após o vídeo de Feltrin e um pedido do presidente Lula, Pimenta fez uma ligação ao prefeito, mas foi hostilizado pelo bolsonarista, que, aos gritos, voltou a cobrar o envio de recursos pelo governo. “Precisamos de dinheiro, ministro”, afirmou Feltrin.
O bolsonarismo se aproveita da ignorância alheia para prosperar.
É o caso do prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin (PL-RS), que cobra o Paulo Pimenta sobre o “envio de recursos”.
O negócio é que NÃO TEM SOLICITAÇÃO DE RECURSOS pendente do município no Governo!
Tem mais 👇🏻… pic.twitter.com/01bxiwLcCj
— William De Lucca (@delucca) May 9, 2024
No vídeo publicado pelo ministro na última quinta-feira (9), ele explica que a Prefeitura de Farroupilha (RS) não fez nenhuma solicitação formal de recursos e decidiu ligar para o chefe do Executivo municipal mesmo assim.
“Naquele momento em que ele fez o vídeo, nenhum pedido ou solicitação por parte do município de Farroupilha havia sido protocolado para o governo federal. Mesmo assim, fiz questão de ligar para ele, de forma gentil, para saber se tinha alguma questão pendente, como estou fazendo com todos os prefeitos”, disse Pimenta.
O chefe da Secom diz que foi atendido de forma “inadequada” pelo bolsonarista e apontou que o vídeo da ligação foi gravado com o objetivo de “lacrar”.
Rapaz, como o bolsonarismo é podre, nojento e canalha. Vídeo completo sem edições mostra o teatro que o prefeito mau-caráter de Farroupilha montou para produzir uma mentira contra o ministro Paulo Pimenta. Inacreditável! pic.twitter.com/kFjCgnqlpp
— Lázaro Rosa 🇧🇷 (@lazarorosa25) May 10, 2024
Pimenta ainda esclareceu que os R$ 300 mil citados pelo prefeito foram solicitados por ele somente após a publicação do primeiro vídeo e representam apenas uma “ajuda emergencial” para a aquisição de comida, água, material de limpeza e higiene. “Para não faltar nada”, apontou.
O ministro também relatou que mais de 30 prefeituras do estado tiveram projetos aprovados e afirmou que Farroupilha terá que criar e submeter um plano de trabalho para o recebimento de recursos do governo federal.
Liguei para o prefeito de Farroupilha para agilizar ajuda à cidade, mas fui gravado e recebido com hostilidade por ele, que tentou criar uma mentira sobre a ajuda do governo federal. Nenhuma solicitação de recurso havia sido protocolada pela prefeitura! Estou ligando para os… pic.twitter.com/Ygldu8C1HM
— Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) May 9, 2024