
O pecuarista Claudecy Oliveira Lemes, proprietário de 11 fazendas em Barão de Melgaço, Mato Grosso, é acusado de desmatar uma extensa área do Pantanal para plantar capim e fazer pasto para boi.
Durante três anos, Lemes aplicou herbicidas em larga escala, conforme revelado por notas fiscais apreendidas, resultando em um gasto impressionante de R$ 25 milhões somente em agrotóxicos.
Vale destacar que as áreas desmatadas abrangem 80 mil hectares, equivalente ao tamanho da cidade de Campinas, em São Paulo.
A investigação teve início em 2022 após denúncias de que uma propriedade rural em Barão de Melgaço, que fica localizada a cerca de 110 km de Cuiabá, estava utilizando agrotóxicos na região do Pantanal para promover a limpeza de vegetação nativa, conhecida como “desmate químico”.
Segundo informações da Secretaria, o pecuarista utilizou 25 tipos diferentes de agrotóxicos, incluindo um com a substância 2,4-D, semelhante à presente no infame “agente laranja”, utilizado pelos Estados Unidos durante a Guerra do Vietnã. Este herbicida era empregado para desmatar florestas e expor soldados inimigos escondidos sob a vegetação.
Agora, as propriedades de Claudecy serão administradas por uma empresa designada pela justiça até a conclusão das investigações sobre o crime ambiental.
Quem é Claudecy Oliveira Lemes?

Assista abaixo:
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link