
A pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira (26), mostra as intenções de votos no presidente Lula (PT) em oito estados brasileiros para o segundo turno da eleição presidencial de 2026, considerando seis possíveis cenários.
De acordo com o levantamento, Lula venceria todos os adversários na Bahia e em Pernambuco. Em São Paulo e Minas Gerais, enfrentaria empates técnicos ou derrotas contra qualquer candidato testado. Já no Paraná, em Goiás e no Rio Grande do Sul, perderia em todos os cenários. No Rio de Janeiro, seu desempenho varia conforme o oponente.
A pesquisa estimulada – em que os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados – testou Lula contra seis possíveis concorrentes: o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), o empresário Pablo Marçal (PRTB) e o cantor Gusttavo Lima (sem partido).
Atualmente, Bolsonaro está inelegível até 2030, após condenação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante as eleições de 2022.
Já Marçal foi condenado pela Justiça paulista em 21 de fevereiro por abuso de poder político e econômico, além de uso indevido de meios de comunicação e captação ilícita na campanha municipal de 2024. Com isso, está inelegível por oito anos, embora ainda possa recorrer da decisão.
A pesquisa, contratada pela Genial Investimentos, ouviu 6.630 pessoas com 16 anos ou mais nos estados da Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Confira os números em cada cenário:






Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line