
A prefeita bolsonarista de Balneário Camboriú (SC), Juliana Pavan (PSD), está no centro de uma polêmica após divulgar um vídeo em que afirma que a cidade não permitirá a permanência de moradores de rua nas vias públicas. Segundo ela, há oportunidades de emprego, abrigo e assistência disponíveis, mas pessoas “à toa” nas ruas não serão aceitas.
A operação mencionada por Pavan é chamada “Resgate a Vida BC” e envolve abordagens diretas para oferecer “acolhimento temporário”, desde que o morador de rua aceite deixar a cidade. A ação é realizada com apoio da Guarda Municipal, da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, por meio da equipe de Abordagem Social, da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, da Polícia Militar de Santa Catarina e de uma equipe do Conselho Tutelar.
Em vídeo publicado nas redes sociais, a prefeita conversa com um homem oriundo de Rondônia, oferecendo ajuda com a condição de que ele retorne ao seu estado de origem.
Em outro momento, ao abordar um rapaz, ela afirma: “Na rua aqui em Balneário Camboriú a gente não vai aceitar ninguém, se quer tá na rua em Balneário ou vai trabalhar ou vai procurar ajuda”. Veja:
Balneário Camboriú está DEPORTANDO os brasileiros. Aprenderam com o Trump. Tempos sombrios. Medo. pic.twitter.com/MIUcPO3gHk
— Joaquin Teixeira (@JoaquinTeixeira) April 2, 2025
A ação foi duramente criticada nas redes sociais, com internautas acusando a prefeitura de promover “higienismo social”. Especialistas em direitos humanos apontam que medidas como essa ferem princípios fundamentais de dignidade e respeito.
O Ministério Público também passou a acompanhar o caso e solicitou uma audiência de conciliação para tratar do cumprimento de decisões judiciais que impedem a condução forçada de pessoas em situação de rua. O promotor Álvaro Pereira Oliveira Melo classificou o vídeo como “policialesco e sensacionalista”.
Diante das críticas, Juliana defendeu a operação, afirmando que não pode “fechar os olhos, tapar os ouvidos e cruzar os braços” diante do problema. Ela garantiu que as abordagens continuarão de forma permanente.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line