Por que Trump não pode disputar terceiro mandato

Atualizado em 31 de março de 2025 às 17:05
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Casa Branca. Foto: Carlos Barria/Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que não descarta a possibilidade de buscar um terceiro mandato. Ele está em sua segunda gestão na Casa Branca e já havia repetido a intenção outras vezes, mas a promessa era vista como um sinal a seus apoiadores.

Neste domingo (30), no entanto, ele deixou evidente que a vontade é real. “Não, não estou brincando”, afirmou em entrevista por telefone à NBC News, sugerindo que existem métodos de driblar o limite de mandatos estabelecido pela Constituição dos Estados Unidos.

A 22ª Emenda prevê, de forma clara, que presidentes americanos só podem ser eleitos para dois mandatos. Para conseguir disputar um terceiro mandato, o republicano teria que mudar a Constituição, o que requer uma votação de dois terços do Congresso Nacional ou uma convenção constitucional com 34 estados.

Ele chegou a ser questionado sobre como disputaria um terceiro mandato pela apresentadora Kristen Welker, do programa “Meet the Press”. Ela perguntou se o mandatário pretendia eleger seu vice, J. D. Vance, e fazê-lo passar o cargo.

Trump afirmou que “esse é um método, mas há outros”. A alternativa parece irreal, já que a 12ª Emenda determina que nenhuma pessoa inelegível para o cargo pode ser elegível para o cargo de vice-presidente do país, o que impediria seu nome em uma nova disputa.

Donald Trump e o estrategista político Steve Bannon. Foto: M. Ngan/AFP

Trump vai deixar o cargo com 82 anos, em 2028, e diz que muitos apoiadores querem que ele se candidate novamente. “Será a maior honra da minha vida servir não uma, mas duas, três ou quatro vezes”, declarou o republicano.

Assessores e auxiliares mais radicais de Trump têm replicado a ideia de que ele dispute um terceiro mandato. Andy Ogles, congressista do Tennessee, chegou a apresentar uma emenda à Constituição para torná-lo novamente elegível, mas o texto não tem avançado no Legislativo americano.

O estrategista Steve Bannon, que trabalha como conselheiro de Trump, afirmou que ele concorrerá novamente e vencerá em 2028, mas não detalhou o plano. “Estamos trabalhando nisso. Veremos qual é a definição de limite de mandato”, prometeu.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line