Perícia diz que Rolex entregue a Bolsonaro foi feito sob encomenda

Atualizado em 21 de agosto de 2023 às 7:06
Rolex e Bolsonaro. Foto: Reprodução

O relógio da marca Rolex recebido de presente pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi feito sob encomenda, de acordo com o perito que analisou a peça na Polícia Federal (PF). As informações são do programa Fantástico, da TV Globo.

“Esse [o Rolex] é um relógio feito sob encomenda, de uma série especial e tem um calibre, mecanismo especial, para ele. Nesse caso foi muito fácil a gente identificar o relógio”, afirmou o perito criminal federal Wilson Akira Uezu.

O Rolex faz parte de um dos kits recebidos da ditadura saudita pela gestão Bolsonaro. O acessório tem uma luneta com 184 diamantes e, no mostrador, as pedras preciosas ficam no lugar que seriam dos números.

Segundo a perícia, o relógio também tem diversas camadas de segurança, desde números de série a símbolo gravados na peça, que comprovam a autenticidade dos itens.

Rolex recebido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro
Rolex recebido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução/TV Globo

O governo Bolsonaro recebeu, em viagem à Arábia Saudita em 2019, kits de joias feminino e outros dois masculinos, sendo um de ouro branco e outro de ouro rosé. As peças, no entanto, foram desmembradas e reunidas novamente apenas na perícia feita pela PF.

Em 2022, o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, vendeu o Rolex e outro relógio, da marca Patek Philippe, nos Estados Unidos. As duas peças foram vendidas por US$ 68 mil. Só o Rolex foi avaliado em US$ 75 mil pela PF.

Vale destacar também que o dinheiro recebido pela venda dos acessórios foi depositado na conta do pai de Cid, general Mauro Lourena Cid, nos EUA, onde o militar morava, e enviado aos poucos para o Brasil.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link