Moraes escala ‘xerife’ do combate às fake news no TSE

Atualizado em 29 de agosto de 2022 às 14:46
Alexandre de Moraes
Foto: Carlos Moura/SCO/STF

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, contratou um perito especializado em auxiliar investigações de crimes virtuais, em razão do aumento da propagação de fake news sobre as urnas eletrônicas e questionamentos ao processo eleitoral.

Segundo o jornal O Globo, o escolhido para o cargo foi Eduardo de Oliveira Tagliaferro, ex-CEO de uma empresa de perícia digital, nomeado há duas semanas como chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação da Corte.

Tagliaferro substituiu Frederico Alvim, servidor de carreira do TSE que comandava a área desde que ela foi criada, em março. No entanto, mesmo com especializações em direito e ciência política, ele não tem qualquer formação específica em tecnologia.

Agora, ao “profissionalizar” o setor, Moraes busca dar um peso maior para provas relacionadas aos processos sobre fake news e tornar o TSE uma biblioteca sólida a respeito da propagação de notícias falsas.

De acordo com o jornal, integrantes do tribunal informaram que Tagliaferro manterá o programa de combate à desinformação que já vinha sendo desenvolvido, mas pretende incorporar novas tecnologias para aprimorar o projeto.

A atuação dele no TSE não será prioritariamente nos processos de candidatos e partidos que chegam à Corte, mas sim na estratégia institucional de combate à desinformação.

“Sua atuação à frente da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação reforça a preocupação constante da Justiça Eleitoral com situações de comportamentos inautênticos e de conteúdos que relevem ações coordenadas de propagação de desinformação contra o processo eleitoral brasileiro”, disse o TSE ao Globo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link