Mercado Livre anuncia investimentos de R$ 34 bilhões no Brasil em evento com Lula

Atualizado em 7 de abril de 2025 às 19:05
Fernando Yunes, presidente do Mercado Livre, ao lado do presidente Lula. Foto: reprodução

O Mercado Livre anunciou, nesta segunda-feira (7), um plano de investimentos de R$ 34 bilhões para o Brasil em 2025, valor que representa um aumento de 48% em relação aos R$ 23 bilhões aplicados no país em 2024. O anúncio foi feito durante visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao centro de distribuição da empresa em Cajamar, na Grande São Paulo, acompanhado pelos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Márcio França (Empreendedorismo) e Luiz Marinho (Trabalho).

Fernando Yunes, presidente do Mercado Livre no Brasil, destacou a importância estratégica do mercado brasileiro para a empresa. “O Brasil é um dos mercados mais competitivos do mundo em comércio eletrônico, a cada três meses uma empresa nova anuncia entrada no país”, afirmou o executivo.

A companhia planeja ampliar significativamente seu quadro de funcionários no país, passando dos atuais 21 mil para 50 mil colaboradores até o final de 2025, o que significa a criação de 14 mil novas vagas de trabalho.

Os recursos serão aplicados em diversas frentes, incluindo a expansão da infraestrutura logística, com aumento de 15 para 21 centros de distribuição em todo o país, desenvolvimento tecnológico para o comércio eletrônico, fortalecimento dos serviços financeiros através do Mercado Pago, além de programas de fidelidade, entretenimento e ações de marketing.

Yunes ressaltou o impacto social da plataforma, revelando que “mais de 1 milhão de famílias recebem mais de 50% da sua renda no Mercado Livre”.

Veja o anúncio na íntegra: 

O executivo também destacou o papel do Mercado Pago, informando que “no ano passado, 22 milhões de pessoas fizeram empréstimos por meio do Mercado Pago, que concede o primeiro crédito para metade das pequenas e médias empresas do país”.

O Brasil representa atualmente 55% da receita global do grupo, tendo registrado faturamento de R$ 61,4 bilhões em 2024, sendo R$ 37,7 bilhões provenientes da operação de comércio eletrônico e R$ 23,7 bilhões da fintech Mercado Pago. A empresa pagou R$ 5 bilhões em impostos no ano passado e conta com 100 milhões de compradores ativos anuais em sua plataforma.

A operação brasileira processa impressionantes 57 compras e 360 transações por segundo, com 49% das vendas sendo entregues no mesmo dia ou no dia seguinte à compra. Além dos investimentos operacionais, o grupo anunciou um acordo de naming rights de R$ 1 bilhão para o Estádio do Pacaembu em São Paulo, que passará a se chamar Estádio Mercado Livre por um período de 30 anos.

Fundado em 1999, o Mercado Livre opera em 18 países da América Latina e possui 84 mil funcionários em toda a região. Em 2024, a receita consolidada do grupo atingiu US$ 21 bilhões, reforçando sua posição como uma das principais plataformas de comércio eletrônico e serviços financeiros da região.

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