Mauro Vieira toma satisfações com Israel e Egito sobre saída dos brasileiros de Gaza

Atualizado em 8 de novembro de 2023 às 23:11
O chanceler Mauro Vieira. Foto: ANGELA WEISS / AFP

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, manteve comunicação com os chanceleres do Egito (Sameh Shoukry) e de Israel (Eli Cohen) na terça-feira à noite e nesta quarta-feira, respectivamente. Com informações do Globo.

Vieira solicitou esclarecimentos a Cohen sobre a demora na inclusão dos brasileiros na Faixa de Gaza na lista de estrangeiros autorizados a atravessar a fronteira para o Egito.

Em mensagens diretas aos chanceleres, Mauro Vieira apelou por uma solução ágil para o impasse.

Fontes da área diplomática indicam que o ministro buscou explicações do chanceler israelense, que, na última sexta-feira, havia assegurado, em uma conversa telefônica, a liberação até esta quarta-feira dos 34 brasileiros, palestinos residentes no Brasil e parentes próximos, que se encontram na zona de conflito entre Israel e o HAMAS.

Até o momento, seis listas de estrangeiros foram divulgadas, sem contemplar o Brasil.

Mauro Vieira se encontrou pela manhã com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para discutir a questão, recebendo total empenho do líder. O fechamento da fronteira do Egito com Gaza, novamente, causa preocupação ao governo brasileiro, que teme mais atrasos na liberação dos nacionais.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link