
Nesta quinta-feira (20), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a dizer ao deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) que o apoiará na disputa pela Prefeitura de São Paulo nas eleições de 2024.
A reafirmação foi feita em uma conversa que o mandatário teve com o parlamentar antes da cerimônia de sanção do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), no Palácio do Planalto, em Brasília.
De acordo com a Folha de S.Paulo, aliados contaram que Lula pediu que organizassem o evento justamente para que ele conseguisse fortalecer e demonstrar seu respaldo ao político do PSOL.
O apoio acontece em um momento no qual grupos de petistas questionam a viabilidade da candidatura de Boulos. A conversa dele com o presidente foi acompanhada pelo ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), que já concorreu ao governo de SP.
Boulos foi o relator do projeto de alimentos na Câmara, estabelecendo que ao menos 30% de todo o recurso destinado para a compra desses produtos por órgãos, empresas públicas e entidades da administração pública deverão ser reservados à aquisição de produtos de agricultores familiares.
O ato de sanção do texto que ocorreu nesta quinta por Lula ainda contou com a presença de alguns ministros. Já o acerto pela candidatura do atual deputado à Prefeitura da capital paulista no ano que vem foi construído em 2022.

Na época, Boulos desistiu de disputar o Palácio dos Bandeirantes para que o agora ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), se candidatasse, em troca do apoio de Lula e sua sigla no pleito seguinte.
Nesta quinta, o petista disse ao deputado que sua candidatura precisa ser construída e ele respondeu que tem falado com Gleisi Hoffmann, presidente do PT, sobre o assunto.
O plano é que o Partido dos Trabalhadores indique o candidato a vice na chapa e que essa formação esteja consolidada antes do fim de 2023.