“Precisamos dizer ‘chega!’”: Lula fala sobre a criação de um G20 da paz contra a guerra da Ucrânia

Atualizado em 16 de abril de 2023 às 11:41
Lula falando a jornalistas em Abu Dhabi. Reprodução YouTube

Durante a entrevista concedida por Lula ainda nos Emirados Árabes, o presidente brasileiro foi questionado sobre o projeto dos países que pretendem atuar como mediadores na guerra entre Rússia e Ucrânia.

“A construção da guerra foi mais fácil do que a de sua saída, pois foi feita por dois países”, disse Lula. “Agora estamos tentando construir um grupo de países que não tem nenhum envolvimento com a guerra, que não querem a guerra, que desejam construir a paz no mundo, para conversarmos tanto com a Rússia quanto com a Ucrânia”

O mandatário salientou a importância do diálogo com os americanos e os europeus:

“Temos que ter em conta que é preciso conversar com os EUA e a União Europeia”, pontuou. “Temos que convencer as pessoas de que a paz é a melhor forma de restabelecer qualquer processo de conversação. É isso que temos interesses de fazer”.

Lula passa em revista militares em Abu Dhabi ao lado do Sheik Mohammed, presidente do país. Foto: Ricardo Stuckert

Sobre a responsabilidade de outros países na resolução do conflito, Lula ainda complementou:

“Quero envolver outros países da América Latina. Já conversei com o presidente Biden, já conversei com o Macron, já falei com o Xi Jinping, presidentes da América do Sul e é uma tentativa que nós vamos fazer: a paz está muito difícil”, reconheceu. “Putin não toma iniciativa de parar, o Zelenski, idem, os EUA terminam dando uma contribuição para a continuidade dessa guerra. Nós precisamos dizer: ‘Chega'”.

Lula falou ainda sobre sua iniciativa de criar um G20 da paz:

“A guerra nunca trouxe benefício para a humanidade. Eu fiquei muito feliz com a visita do Macron para conversar com o Sheik”, comemorou. “Eu já propus a criação de um G20 da paz. Quando houve a crise econômica de 2008, nós criamos o G20 para tentar salvar a economia. Agora é importante um novo G20, para salvar a paz.”

“Eu falei com o Sheik e o Xi Jinping e estamos encontrando pessoas que preferem falar em paz do que em guerra. Eu acho que vai dar certo”, concluiu Luiz Inácio Lula da Silva.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link