
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (22) em Hiroshima, antes de voltar ao Brasil, que não se reuniu neste domingo (21) com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, porque o presidente ucraniano se atrasou para a reunião bilateral e depois não apareceu para o encontro com o presidente brasileiro.
O presidente ucraniano foi quem pediu o encontro com Lula.
“O fato é muito simples, tinha uma bilateral com a Ucrânia aqui neste salão”, disse Lula aos jornalistas. “Nós esperamos e recebemos a informação de que eles tinham atrasado. Enquanto isso, eu recebi o presidente do Vietnã. Quando o presidente do Vietnã foi embora, a Ucrânia não apareceu. Certamente teve outro compromisso e não pôde vir aqui. Foi simplesmente isso o que aconteceu”, disse Lula.
Lula também minimizou o bolo levado do presidente ucraniano. Segundo Lula, os dois presidentes ouviram o discurso um do outro sobre o conflito entre a Ucrânia e a Rússia.
“Eu ouvi atentamente o discurso do Zelensky no encontro. Ele certamente ouviu o meu discurso atentamente no encontro. E eu continuo com a mesma posição que eu estava antes”, afirmou.
Lula também iria se reunir com o presidente norte-americano, Joe Biden, no entanto, segundo o governo brasileiro, Biden queria uma reunião com os chefes de estado da Indonésia, Índia e Brasil, mas não foi possível coordenador as agendas.
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link