
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é líder nos estados da região Sudeste do país, de acordo com a pesquisa Ipec divulgada na noite desta terça-feira (20).
No Rio de Janeiro, Lula obtém seu pior resultado: uma vitória com 41% contra 36% de Jair Bolsonaro (PL), o que configura empate técnico em razão da margem de erro da pesquisa . O levantamento anterior havia detectado vitória numérica de Bolsonaro por 39% contra 38% do petista. Enquanto o atual mandatário teve uma queda de 3 pontos, o ex-presidente subiu 5.
Em São Paulo, o oposicionista lidera com 43%, um ponto a menos em relação ao levantamento anterior, e o candidato do PL subiu para 33%: um aumento de 5 pontos em relação à rodada anterior.
Em Minas, o candidato da frente de centro-esquerda obteve 46% contra 31% do da extrema-direita: o líder manteve-se estável e o segundo colocado oscilou um ponto para cima, em relação ao levantamento anterior do Ipec.
As pesquisas foram feitas entre os dias 17 e 19 de setembro. No Rio, o Ipec entrevistou presencialmente 1.504 eleitores para a pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RJ-04682/2022. A margem de erro é de até três pontos percentuais.
Em São Paulo, o instituto entrevistou 2 mil eleitores. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais para mais ou menos. O levantamento está inscrito no TSE com o número de identificação SP-05582/2022.
Em minas, os pesquisadores ouviram 2 mil pessoas em 101 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número MG-03406/2022.