Gleisi critica Bolsonaro e celebra “rara unidade” do Brasil contra tarifas de Trump

Atualizado em 3 de abril de 2025 às 11:07
Gleisi Hoffmann: ministra da Secretaria de Relações Institucionais celebrou “rara unidade” do Brasil contra tarifas de Trump e criticou Bolsonaro. Foto: Reprodução

A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), foi às redes sociais nesta quinta-feira (3) para saudar a “rara união” entre o governo Lula (PT), o Congresso Nacional e o setor empresarial diante do anúncio de novas tarifas comerciais dos Estados Unidos contra o Brasil, sob o comando de Donald Trump.

Gleisi, no entanto, denunciou a postura da oposição bolsonarista, que tentou impedir a aprovação de uma legislação de defesa econômica. Ela destacou a subserviência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmando que, embora já fosse um fato conhecido, “nunca ficou tão claro que ele atua deliberadamente contra o país que governou e jurou defender”.

“O Brasil está vivendo um momento de rara unidade diante do tarifaço de Donald Trump, que desequilibra o comércio global e afeta as exportações do nosso país. O governo do presidente Lula e o Congresso, com apoio de associações empresariais, aprovaram uma legislação para nos defender das ameaças que vêm de fora”, disse Gleisi Hoffmann em seu perfil no X.

A ministra se referiu à nova investida do presidente norte-americano Donald Trump, que anunciou na quarta-feira (2) a aplicação de tarifas “recíprocas” de 10% sobre produtos brasileiros. A medida, segundo Trump, visa contrabalançar os prejuízos causados por tarifas e políticas comerciais internacionais.

Gleisi também destacou a aprovação da Lei de Reciprocidade, que permite ao Brasil reagir a medidas unilaterais que afetem seu comércio exterior, e denunciou que “a turma de Jair Bolsonaro” atuou para sabotar o projeto:

“Todos juntos pelo Brasil, exceto a turma de Jair Bolsonaro, que defende Donald Trump contra os interesses do povo brasileiro. Eles tentaram impedir que a Câmara votasse a lei de reciprocidade, que permitirá dar respostas a medidas externas que prejudiquem o país”.

Além disso, a ministra rebateu o argumento bolsonarista de que o Brasil deveria reduzir suas tarifas. “Ignoram que o maior déficit comercial do país é exatamente com os EUA, nosso segundo parceiro comercial”, respondeu, destacando a incoerência dessa postura.

Para Gleisi, a defesa de Trump por parte da oposição bolsonarista reflete uma submissão ideológica. “Nunca foi patriota. O Brasil e nosso povo são maiores que os interesses de Bolsonaro”, concluiu a ministra.

Confira:

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line