Fãs de Taylor Swift imploraram por água durante show no Rio, mostram áudios

Atualizado em 18 de novembro de 2023 às 15:13
Taylor Swift em show no Rio de Janeiro na sexta-feira (17). Foto: Buda Mendes/TAS23/Getty Images

Áudios obtidos pela Folha de S.Paulo indicam que os fãs da cantora norte-americana Taylor Swift sofreram com a má distribuição de água e a temperatura alta.

As gravações foram feitas pela cineasta e fotógrafa Isabella Machado, de 26 anos. Fã da cantora, ela mora em São Paulo e foi ao Rio para assistir o primeiro show da “The Eras Tour” no país.

Uma fã da Taylor Swift morreu logo no início da primeira apresentação da cantora no Brasil na sexta-feira (17). Ana Clara Benevides, de 23 anos, sofreu uma parada cardiorrespiratória e morreu a caminho do hospital depois de passar mal com a sensação térmica de 60°C no Estádio Nilton Santos, o Engenhão, no Rio de Janeiro.

O Corpo de Bombeiros registrou mais de mil desmaios antes e durante o evento, que contou com mais de 60 mil pessoas.

Segundo Isabella, a organização da distribuição de água na apresentação foi mal articulada, com demora de até duas horas para ela e uma amiga terem acesso a garrafas mesmo estando perto do palco. Depois de passar metade da apresentação na grade, as duas resolveram se afastar do palco para se recuperar do calor.

Os áudios registrados por Isabella confirmaram as dificuldades enfrentadas pelo público durante o show. Na gravação, é possível ouvir pessoas implorando por água e buscando chamar a atenção da organização para pessoas que estavam passando mal.

A gravação também confirma relatos de que as saídas do estádio foram vedadas pela organização, comprometendo a circulação de ar. A entrada de garrafas foi proibida, e copos de água foram vendidos a R$ 8.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, garantiu neste sábado (18) que tomará medidas sobre o caso, incluindo a criação de normas emergenciais em relação ao acesso a água em eventos do tipo.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, afirmou que vai aumentar o número de ambulâncias e a distribuição de água para os próximos dois shows da cantora no estado.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link