Apoie o DCM

XP tem dados expostos: veja o que foi acessado e como se proteger de golpes

Aplicativo da XP Investimentos em smartphone: empresa informou que dados cadastrais de clientes foram acessados por terceiros em servidor externo – Foto: Reprodução

Clientes da XP Investimentos foram alertados sobre um acesso não autorizado a uma base de dados hospedada por um fornecedor externo da corretora. A empresa identificou a ação em 22 de março e afirmou ter bloqueado imediatamente a tentativa. Segundo a companhia, foram acessadas apenas informações cadastrais e de conta, como nome, telefone, saldo e número da conta. Dados sensíveis, como senha, CPF e biometria, permanecem protegidos. A instituição ainda não sabe o número total de clientes afetados.

A corretora garantiu que nenhuma conta foi comprometida e que os clientes podem continuar usando os serviços normalmente. Mesmo assim, a XP orienta os usuários a ignorar ligações que solicitam dados, códigos ou senhas. Especialistas alertam que esse tipo de exposição pode aumentar os riscos de golpes de engenharia social, em que criminosos tentam obter mais informações por meio de contatos falsos e enganosos, se passando por representantes da empresa.

A XP reforçou que nunca solicita dados por telefone, e recomenda que qualquer dúvida seja resolvida por meio dos canais oficiais.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line