Apoie o DCM

Suspeita de charlatanismo e de tráfico humano, influencer Kat Torres é presa no Brasil

A guru espiritual e influenciadora digital, Kat Torres
Foto: Reprodução/JC Online

A guru espiritual e influenciadora digital Katiuscia Torres Soares, popularmente conhecida como Kat Torres ou Kat A Luz, aos 34 anos, foi presa preventivamente no Brasil sob suspeita de manter pessoas em condições análogas à escravidão nos Estados Unidos, entre outros possíveis crimes. O caso está em segredo da Justiça.

Segundo o tribunal, a ordem de prisão preventiva foi decretada pela 5ª Vara Federal de São Paulo e a medida foi cumprida na última sexta-feira (18). De acordo com a Justiça, a influenciadora ainda não informou seu advogado.

Kat passou a ser investigada depois que uma jovem foi morar com ela nos Estados Unidos. A garota, a suposta vítima, excluiu todas suas redes sociais e aplicativos de mensagens, e também interrompeu todo contato com a família, por isso, começou a ser procurada por parentes e amigos e levantou a investigação.

Segundo o jornalista  Francisco Lima Neto, da Folha de S.Paulo, o caso originou um boletim de ocorrência por suspeita de tráfico humano e por uma campanha nas redes sociais. Em uma página na internet, vários relatos foram reunidos pela advogada Gladys Pacheco, que representa cerca de 15 pessoas que se apresentam como vítimas de Torres, inclusive a jovem procurada pela família.

Segundo a advogada das vítimas, os casos foram enviados para o Ministério Público Federal (MPF), que analisa se apresentará denúncia.

“Entre outras coisas, ela pedia dinheiro para resolver, de forma milagrosa e secreta, os problemas dessas vítimas”, explicou Pacheco, que informou que os possíveis atos de Kat podem configurar tráfico de pessoas, tortura, redução a condição análoga à de escravo, favorecimento da prostituição ou outra forma de exploração sexual, extorsão religiosa e charlatanismo.

Desde o dia 2 de novembro, Kat estava presa em Maine, no extremo nordeste dos Estados Unidos, por viver ilegalmente no país. A advogada das vítimas também informou que a influenciadora agora está presa em Minas Gerais (MG).

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link