Apoie o DCM

Reinaldo Azevedo: Lula pode ser preso e solto antes das eleições

Do blog de Reinaldão na RedeTV.

Era evidente que o STJ iria negar, por unanimidade, o habeas corpus preventivo ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nem a defesa esperava outra coisa.  A Quinta Turma do tribunal, como agora virou moda fazer, não enfrentou o óbice constitucional, a saber: o que vai no Inciso LVII do Artigo 5º da Constituição:
“LVII – ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória”

(…)

A pressão volta a se deslocar para o Supremo. Cármen Lúcia, presidente da Casa, não pode se acovardar diante do caso Lula. Eu lamento (a ministra deve fazer o mesmo) que seja ela a presidir o Supremo num momento delicado como esse. Estamos todos de acordo, creio, que merecíamos algo melhor. Mas assim quis o destino de Banânia.

A doutora tem a obrigação de pautar a votação da Ação Declaratória de Constitucionalidade — esta, sim, com efeito vinculante —, que tomará uma decisão de princípio a respeito. E para o pleno também foi enviado o pedido de habeas corpus preventivo de Lula. A menos que a doutora queira apequenar ainda mais um tribunal que, em razão da atuação de algumas morais liliputianas, já anda tão pequenino.

Já alertei aqui e volto a fazê-lo: a depender do que faça Cármen, o país pode assistir à prisão e à soltura de Lula antes da eleição.

A extrema-direita e os idiotas babem de prazer antecipado só em pensar na possibilidade de Lula ser preso.

Deveriam acrescentar a seus sonhos quase eróticos a possibilidade de ele também ser solto.

Convém pensar nos possíveis efeitos de uma coisa e de outra.

Reinaldo Azevedo. Foto: Reprodução/YouTube