Apoie o DCM

Reforma tira imposto de transação de compra de carros e imóveis entre pessoas físicas

Compra e venda de imóvel por pessoas físicas não será taxado após reforma. Foto: Reprodução

A regulamentação da Reforma Tributária estabelece que a compra e venda de imóveis e carros usados por pessoas físicas permanecerá isenta da cobrança de imposto sobre bens. Assim, com a implementação do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), a tributação incidirá apenas sobre o consumo de bens e serviços, preservando o atual sistema em que o vendedor ou comprador declara a transação no Imposto de Renda –em que o vendedor é taxado sobre os ganhos.

Sob o novo sistema, a cobrança do IVA não afetará transações entre pessoas físicas, exceto quando for identificado que a compra e venda de imóveis ou veículos é realizada como atividade empresarial. Nestes casos, a pessoa física será tributada conforme sua atuação comercial.

Para as empresas, a compra de imóveis ou veículos será tributada pelo IVA, porém, poderá ser creditada quando a parcela do imposto sobre a compra é devolvida ao contribuinte, desde que seja para aquisição de bens de outras empresas. Em transações com pessoas físicas, a empresa não será tributada e ainda receberá um crédito presumido, tratando a compra como se fosse entre empresas.

No entanto, o crédito não será aplicável quando o bem é utilizado de forma pessoal por um dos funcionários da empresa. Além disso, se a empresa realizar compra e venda de bens usados como atividade principal, não terá direito a crédito sobre o imposto pago.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link