Apoie o DCM

Parlamento sul-africano aprova suspensão das relações diplomáticas com Israel

Parlamento da África do Sul rompeu relações com Israel. Foto: Jaco Marais / News 24

Nesta terça (21), a Assembleia Nacional da África do Sul um projeto para encerrar as atividades da embaixada de Israel e suspender as relações diplomáticas com o país até que concordem com um cessar-fogo na Faixa de Gaza.

Israel está em conflito com a Palestina desde o dia 7 de outubro, quando o grupo islâmico Hamas bombardeou o território israelense e matou mais de mil pessoas. Os contra-ataques israelenses em Gaza vitimaram mais de 13 mil palestinos e o país se recusa a anunciar um cessar-fogo, apesar do pedido de lideranças internacionais.

A moção recebeu 248 votos a favor e 91 contrários na Assembleia Nacional sul-africana. A maior parte dos votos contrários vieram de parlamentares de direita do partido Aliança Democrática, de maioria branca e com discurso abertamente pró-Israel.

Agora, o projeto será encaminhado para o presidente do país, Cyril Ramaphosa, que decidirá se a medida será sancionada. Durante a cúpula extraordinária dos Brics nesta terça-feira, Ramaphosa criticou veementemente Israel. “A punição coletiva de civis palestinos por meio do uso ilegal da força por parte de Israel é um crime de guerra. A negação deliberada de medicamentos, combustível, alimentos e água aos residentes de Gaza equivale a genocídio”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link