
O presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou nesta quinta-feira (21) por meio das redes sociais que assinou um decreto concedendo um indulto individual ao deputado federal Daniel Silveira (PTB). A decisão de Bolsonaro foi anunciada em um vídeo nas redes sociais do presidente.
A decisão acontece menos de 24 horas depois do STF (Supremo Tribunal Federal) condenar Silveira a oito anos e nove meses de prisão, além da perda de mandato e de direitos políticos. Bolsonaro já havia dito que não aceitaria em silêncio uma possível condenação de seu aliado e optou por um decreto de indulto individual, perdoando o amigo e parceiro.
“É uma notícia de extrema importância para a nossa democracia e a nossa liberdade. É um documento que eu comecei a trabalhar desde ontem, quando foi anunciado a prisão de 8 anos e 9 meses ao deputado federal Daniel Silveira”.
A partir daí, o presidente leu um documento que constava com a justificativa do decreto e garantiu que tudo se pautou pela legislação vigente, antes de fazer a leitura do próprio decreto.
Nas redes sociais a decisão de Bolsonaro rapidamente repercutiu e começou a chamar a atenção de internautas.