Apoie o DCM

Dissertação de mestrado aponta desvios cometidos pela Lava Jato

Da Folha:

Dallagnol e Moro

Estudos acadêmicos publicados no Brasil e nos EUA submetem o legado da Operação Lava Jato a exame crítico, sugerindo que opção por métodos controversos minou a legitimidade de suas ações e inviabilizou reformas que poderiam ter efeitos mais duradouros para o enfrentamento da corrupção no país do que os processos criminais.

(…) A tese é defendida com vigor por Fabiana Alves Rodrigues num livro que acaba de ser lançado, “Lava Jato: Aprendizado Institucional e Ação Estratégica na Justiça”, adaptação de uma dissertação de mestrado aprovada pelo Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo no ano passado e resultado de uma pesquisa minuciosa nos processos de Curitiba.

(…) O estudo também recolheu evidências de que ações movidas contra antigos aliados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que se tornou o alvo principal da força-tarefa de Curitiba, tiveram andamento mais rápido quando os procuradores ainda buscavam provas para sustentar a primeira acusação formal contra o líder petista, o que ajudou a apertar o cerco contra ele.

Na avaliação de Rodrigues, parcerias como a de Moro com o Ministério Público são preocupantes porque esse alinhamento desequilibra o sistema de justiça criminal e abre caminho para abusos. “A ausência de controles efetivos [sobre os atores do sistema] amplia as margens de atuação voluntarista, o que abre portas para a seletividade movida por fatores não submetidos a escrutínio público”, escreve.

(…)

.x.x.x.

PS do DCM: O que a Folha não informa é que os especialistas apontam os excessos e as ilicitudes da Operação Lava Jato desde que ela teve início, fato que não contou com a cobertura e informação pelo jornal.