A ira santa de Mino Carta

Atualizado em 6 de abril de 2013 às 21:20

Numa quase solidão oceânica, ele combate o bom combate.

mino carta editMino Carta é uma referência para os jornalistas brasileiros.

Lúcido, combativo, ativo e dotado de algo que eu chamaria de ira santa.

Mino não se conforma que o Brasil seja tão injusto socialmente, e que a classe a que ele pertence, a dos jornalistas, contribua tão pouco  para mitigar a disparidade.

Mino combate o bom combate numa quase solidão transatlântica.

Para cada Mino, há dezenas de jornalistas que combatem o mau combate. Mas há nele alguma coisa de redenção para os jornalistas:  é como se, mesmo em colossal minoria, Mino representasse o jornalismo brasileiro, e não os inumeráveis escaravelhos que se dedicam a defender um mundo abjetamente desigual e simplesmente insustentável.

Tem todas as virtudes que um jornalista pode ter: é um estilista ao escrever, edita com mestria, dá o título certo para a capa certa.

Mas seu ponto mais alto é a ira santa.

A ira santa dá a Mino um vigor extraordinário. Já quase octogenário, ele encontra tempo, energia e motivação para escrever um romance sobre o mundo que conhece tão bem, o do jornalismo.

O-Brasil-211x300

É conhecida sua baixa opinião sobre o jornalismo brasileiro, e não sou, definitivamente, quem haverá de discordar.  Presumo que o livro – que comprarei – retrate esse universo desolador.

Mino tem voz, e dá voz a quem não tem, os 99%.  Os outros, quase todos, apenas reproduzem a voz dos patrões.

Por isso Mino ficará, e os escaravelhos não.

Leia mais: A mídia brasileira segundo Mino Carta.